10/06/2016

Artista de junho: Marcio Garcez


Márcio José Garcez Vieira – Nasceu em Aracaju (SE), em 14 de setembro de 1970. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe, foi presidente da Associação Sergipana dos Amigos da Fotografia, tendo realizado a VI Semana Sergipana de Fotografia, em 1997. Vencedor IV Expocom / Intercom 97 na categoria fotografia artística com o trabalho ‘Ruídos’. 

É membro da comissão de Fiscalização e Registro do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, ex-diretor de Comunicação e Eventos da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Sergipe. Foi eleito o Fotógrafo do Ano, pelo Jornal O Capital, em 1998, e pela Revista Aracaju Magazine, em 2004. Também foi vencedor do 20º Concurso Nacional deFotografia Cidade Santa Maria (RS). Teve trabalho selecionado na 2ª Bienal da Une – ‘A Caminho da Luz’ e nas três versões do concurso de fotografias do Festival de Inverno de Bonito (MS). Em 2005 foi contemplado pelo BNB de Cultura com o projeto ‘Senhor dos Passos em Todos os Passos’, catálogo fotográfico. 

Em 2007 foi ganhador do 32º Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Educação.  É parceiro da FolhaPress (Agência de Notícias e Imagens do grupo Folha de São Paulo). Entre maio e setembro 2007, foi responsável pela documentação fotográfica das unidades e projetos da Petrobras Unidade Sergipe-Alagoas para criação do primeiro banco de imagem da unidade  e confecção de painéis para a sede da Petrobras/SE. Foi prestador de serviço da Prefeitura de Aracaju. 

Em março deste ano, expôs fotos de caráter religioso na V Semana Cultural de Santa Teresa, no Rio de Janeiro (RJ). Tem como cliente também  a Votorantim Cimentos(São Paulo), Cimesa(SE), Editora Abril (Diversas Revistas – São Paulo), Folha de São Paulo (São Paulo), Petrobras(Sergipe), Banese, Secretaria de Estado da Saúde (Sergipe), Prefeitura Municipal de Aracaju, Companhia das Letras (São Paulo), Editora Trip (São Paulo), Jornal Valor Econômico (São Paulo) e Grupo Samam (Sergipe). 

Este ano Márcio Garcez também recebeu o prêmio do jornal O Capital, na categoria fotografia; participou da exposição coletiva ‘Moradias’, que aconteceu na Pinacoteca do Palácio Museu Olímpio Campo; fez a cobertura da campanha eleitoral do candidato a deputado federal Rogério Carvalho e trabalhou na co-autoria do livro ‘Sergipe em Imagens’.