Autoridades sergipanas são homenageadas em solenidade de entrega da Ordem do Mérito da Advocacia Pública pela PGE

A Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe, através do Conselho Superior da Advocacia Pública do Estado de Sergipe promoveu, na manhã desta quinta-feira, 06, a Sessão Solene de entrega da Ordem do Mérito da Advocacia Pública à diversas autoridades do Estado de Sergipe, no Palácio Olímpio Campos.

Na mesa de abertura estavam presentes, a presidente do Conselho, a procuradora-geral do Estado, Maria Aparecida Santos Gama da Silva, o governador do Estado, Belivaldo Chagas da Silva, o representante do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, deputado Luciano Bispo de Lima, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Barreto D’Ávila Fontes, o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Ulices de Andrade Filho; o sub-defensor público geral do Estado, Vinícius Menezes Barreto, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Josenito Vitale de Jesus e o diretor da Escola Superior de Advocacia, representando a OAB, Kleidson Nascimento do Santos.

A solenidade foi aberta pela procuradora-geral do Estado, Maria Aparecida Santos Gama da Silva que em discurso, relembrou a professora Tetis Nunes, educadora de gerações sergipanas. Ela, por sua vez, definiu o humanismo como uma disposição intelectual, para explicar sobre a escolha do homenageados no evento. “Justiça, Tolerância e Serenidade foram, sobretudo, as qualidades que nortearam a nossa escolha dos ora homenageados, nessa manhã de dezembro tão significativa”, pontuou.

Dra. Aparecida ainda destacou que o fortalecimento de Sergipe depende também do resgate da dignidade de seus cidadãos pela segurança, educação, saúde, emprego e renda, além de pontuar sobre a união dos poderes para que isso aconteça. “A hora é de união e compartilhamento, de dar-se as mãos. Tenho absoluta certeza de que o Executivo, o Legislativo, o Judiciário, as Instituições e Sociedade Civil, bem como a Procuradoria do Estado serão peças atuantes nesse processo e na construção desse Porvir”, falou.

O governador do estado, Belivaldo Chagas da Silva disse estar grato e muito honrado em receber tão importante homenagem. “Receber essa honraria partindo da Procuradoria-Geral do Estado é motivo de muita felicidade, mas devo dizer que divido essa homenagem com toda a Instituição, afinal de contas é a PGE que dá a tranquilidade para que o gestor possa produzir atos com a certeza de que nossas ações estão sendo executadas dentro da legalidade”, ressaltou.

Ele também enalteceu o trabalho do Procuradora-Geral: “Dra. Aparecida faz um prestimoso trabalho à frente da Procuradoria. É louvável como as ações se desenvolvem na PGE e como sua relação com o Conselho é homogênea, assim o trabalho segue da melhor forma e é isso que faz o Estado andar dentro das linha preestabelecida pela lei”, afirmou.

A juíza da 18ª Vara da Fazenda Pública, Christina Machado de Sales e Silva falou sobre a homenagem recebida: “Sinto-me muito feliz e grata, o trabalho do judiciário é feito em prol da sociedade e essa homenagem é resultado do empenho de nossa labuta diária”, afirmou.

DSC_0318Para o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, o procurador do Estado, Kleidson Nascimento ds Santos, que também é diretor da Escola Superior de Advocacia de Sergipe, esse foi um momento de compartilhar de uma justa homenagem e as personalidades que tanto contribuem para a advocacia pública em Sergipe. “A advocacia é indissociável seja pública ou privada e nós temos a missão de fazer justiça no estado democrático de Direito, e hoje nessa solenidade todos em sua missão contribuiram para o engradecimento da advocacia pública e a OAB faz coro a essa homenagem”, afirmou.

Um dos homenageados, o presidente do TCE/SE, o conselheiro do Ulices Andrade, falou que o sentimento é de honra e gratidão. “Eu sou presidente de uma instituição que tem um entrelaçamento muito forte com outras instituições estaduais, a exemplo do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Procuradoria Geral de Justiça. A nossa convivência sempre foi muito próxima, respeitosa e muito importante para o funcionamento da máquina pública. O que eu faço é a minha obrigação e ver nosso trabalho, essa nossa ação sendo reconhecida é motivo de grande honra e eu fico bastante feliz”, declarou.

“Eu só posso falar a palavra gratidão aos advogados públicos do Estado, à Procuradoria Geral do Estado, por esse reconhecimento, que recebo como homenagem ao Ministério Público de Sergipe. De modo que, sinto-me muito grato, satisfeito, honrado por receber essa homenagem. Que o Ministério Público possa sempre continuar parceiro da Procuradoria-Geral do Estado e dos advogados de todo o Estado”, colocou o promotor do Ministério Público de Sergipe, José Rony Silva Almeida.

Ainda na solenidade a procuradora Conceição Maria Gomes Ehl Barbosa, em nome de toda equipe de procuradores que integram a PGE, fez um discurso em homenagem a Dra. Aparecida, agradecendo o empenho em dar maiores condições de trabalho da advocacia pública em Sergipe. “Muito emocionada represento todos os meus colegas de Procuradoria, para prestar minha homenagem especial a Dra.Aparecida, que chegou em uma casa desconhecida, já que tinha deixado o Tribunal de Justiça e nos acolheu como uma família. Nossas conquistas temos que dividir com a Senhora, grata por essa tão feliz estadia conosco, a Senhora fará falta”, falou.

DSC_0590HOMENAGEADOS

Foram homenageados, ordenados no Grau Comendador: o governador do Estado, Belivaldo Chagas da Silva; o ex-governador de Sergipe, Albano do Prado Pimentel Franco; Vladimir Souza de Carvalho, Desembargador Federal, representado por seu filho Vladimir Gonçalves de Carvalho; José Rony Silva Almeida, promotor de justiça; o Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Ulices Andrade Filho; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Cezário Siqueira Neto, representado por seu filho, André de Azevedo Siqueira; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo de Lima.

Além desses, foram homenageados ordenados no Grau Oficial: a Juíza da 18ª Vara da Fazenda Pública Dra. Cristina Machado de Sales e Silva e o Secretário da Fazenda, Ademário Alves de Jesus.

SOBRE A COMENDA

A Comenda da Ordem do Mérito da Advocacia Pública foi criada em 2014 e é conferida pelo Conselho Superior da Advocacia Geral do Estado com o objetivo de identificar personalidades e atores que em alguma medida ou perspectiva no exercício do seu labor contribuíram para o engrandecimento da advocacia pública do Estado.

Fotos: ASCOM PGE e ASN