PGE e Sergipeprevidencia promovem Workshop sobre aposentadorias e pensões no TCE

DSC_0008Na manhã de segunda-feira, 26, foi realizado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE) e pelo Sergipeprevidencia, um workshop sobre tramitação de processos previdenciários, na sede do Tribunal de contas de Sergipe.

O evento que foi solicitado pelo Sergipeprevidencia com intuito de apresentar ao Tribunal de Contas o papel da PGE dentro da formatação dos processos de apreciação de aposentadoria e de pensão.

O público alvo do evento foi o de Analistas de Controle Externo II e Analistas de Controle Externo I do Tribunal, que puderam obter esclarecimentos acerca da tramitação do processo de análise das concessões de aposentadorias e pensões, na esfera administrativa.

O workshop teve como um de seus palestrantes o procurador Mário Marroquim, que falou sobre o trabalho executado entre a PGE e o Sergipeprevidencia , exemplificando desde a chegada do processo até a conclusão. “O nosso trabalho quanto ao quesito previdenciário é de total atenção, já que estamos cuidando de vidas e de como elas seguirão a partir daquele processo julgado”, ressaltou.

Foto: TCE-SESegundo o procurador André Luiz Vinhas que executa seus trabalhos no setor previdenciário do Pge, a reunião foi pensada para apresentar e explicar como se dão os tramites dos processos, já que por uma resolução do tribunal todos os conselheiros a partir de agora tratarão de processos previdenciários. “Antes apenas um conselheiro cuidava de processos previdenciários, a partir de agora serão os seis, e isso vai demandar uma remodelação do TCE e da forma de atuação do SergipePrevidencia”, pontuou.

André Vinhas também falou que essa foi a primeira da muitas reuniões sobre o trabalho previdenciário no TCE, já que o assunto é atual e está em constante discussão. “Previdência é um tema do futuro, portanto entender o que é previdência é muito mais que um direito é um dever para qualquer um de nós”, afirmou.

No evento estiveram presentes também o presidente do Sergipeprevidencia, José Roberto Andrade, o procurador responsável pela consultoria previdenciária, Marcos Cotrim e o gerente de cadastramento e arrecadação do Tce, Luís Uchôa, a diretora técnica do TCE, Patrícia Verônica; o diretor de Modernização e Tecnologia, Edson Brasil e o coordenador da Escola de Contas, Ismar Viana .

Fotos: PGE e TCE