Vingadores – Guerra Infinita

Em Vingadores – Guerra Infinita (Avengers – Infinity War), Thanos, cansado de ver seus capangas derrotados, lidera pessoalmente seu exército em busca das joias do infinito, que lhe darão controle total sobre o universo e a realidade. E, no caminho, enfrentará quase todos os heróis da Marvel.

A película, lançada internacionalmente no dia 25 de abril, é o resultado de dez anos de trabalho da Marvel Studios. Em 2008, o estúdio lançou Homem de Ferro – na época ainda com distribuição da Paramount Pictures. Era o início do projeto para criar no cinema uma experiência similar ao Universo Marvel dos quadrinhos.

Hoje, depois de uma década e 19 filmes – incluindo Homem-Aranha – De Volta Ao Lar (resultado de uma parceria com a Sony Pictures) –, esse projeto se chama Universo Cinematográfico Marvel e inclui dezenas de heróis.

O terceiro episódio dos Vingadores é muito mais do que uma mera sequência de seus antecessores; é o desfecho de todos os outros filmes da Marvel.

Thanos, o vilão do filme (muito bem interpretado por Josh Brolin), já havia aparecido brevemente emOs Vingadores, Guardiões da Galáxia eVingadores – A Era de Ultron, sempre nas cenas de créditos.

Foi Thanos que deu a Loki um exército alienígena e o cetro com uma das joias do infinito (em Os Vingadores), que foi usada posteriormente para criar o Visão (em Vingadores – A Era de Ultron). Também foi ele que apoiou o fanático Kree, Ronan, em Guardiões da Galáxia, em troca do Orbe com outra das joias do infinito.

Em sua busca pelo poder supremo, Thanos e seus quatro generais vão causar uma grande destruição não apenas na Terra, mas em vários pontos da galáxia.

Para dar uma ideia da escala do filme, Thanos e seus asseclas enfrentam: Thor, Loki, Heimdall, Hulk, Drax, Gamora, Star-Lord, Rocket, Groot, Nebula, Mantis, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Doutor Estranho, Wong, Capitão América, Soldado Invernal, Pantera Negra, Shuri, Okoye, as guerreiras da Dora Milaje, as tribos de Wakanda, Visão, Feiticeira Escarlate, Viúva Negra, Máquina de Combate, Falcão, Soldado Invernal e M’Baku.

Apesar da escala monumental da ação e do enorme número de personagens, Vingadores – Guerra Infinita tem uma trama que funciona e entrega uma boa diversão.

Thor, Gamora e Thanos formam o trio de personagens mais explorados pelo enredo. É fácil apontar semelhanças entre esta película e Star Wars – O Império contra-ataca: ambos têm sua conclusão no episódio seguinte, muitos personagens têm um destino trágico e a sensação de derrota fica na boca dos espectadores assombrados.

Para os leitores de HQs, o filme é como um desses tradicionais megacrossovers, que anunciam que “nada será como antes” após o desfecho da história.

No caso de Vingadores – Guerra Infinita, isso provavelmente é verdade, pois o estúdio deverá “aposentar” ou substituir alguns de seus atores.

Quando se trata de um filme desse porte, é fácil se assustar com a hype, principalmente quando a película arrecadou 808 milhões de dólares mundialmente em apenas sete dias – e isso sem contar a China, onde o filme ainda não estreou. Em comparação, a bilheteria mundial total deHomem de Ferro, durante todo o tempo em que foi exibido nos cinemas, foi de 585 milhões de dólares (sem ajustar os valores com a inflação).

O volume de personagens e de batalhas pode parecer cansativo para alguns, mas para quem acompanha o Universo Marvel nos cinemas há uma década a película é pura fantasia, com a ressalva que essa diversão só acabará em 2019, quando estreará a quarta parte da série.

Vingadores – Guerra Infinita é um filme pra ser visto no cinema e revisto meses mais tarde, no conforto do sofá da sua casa.

Para quem já assistiu ao longa-metragem e quiser saber mais sobre ele e suas interligações com os quadrinhos, fica a dica: ouça o episódio do Confins do Universo dedicado a esse assunto.

Vingadores – Guerra Infinita
Duração: 149 minutos
Estúdio:
Marvel Studios
Direção: Anthony e Joe Russo
Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely
Elenco: Robert Downey, Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Anthony Mackie, Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Benedict Cumberbatch, Tom Holland, Chadwick Boseman, Josh Brolin, Don Cheadle, Sebastian Stan, Dave Bautista, Karen Gillan, Chris Evans, Scarlett Johansson, Idris Elba, Tom Hiddleston, Peter Dinklage, Chris Pratt, Bradley Cooper, Samuel L. Jackson, Zoe Saldaña, Vin Diesel, William Hurt, Gwyneth Paltrow, Benício Del Toro, Danai Gurira, Letitia Wright, Cobbie Smulders, Samuel Jackson, Terry Notary, Tom Vaughan-Lawlor, Carrie Coon, Michael James Shaw e Ross Marquand.

Fonte: site universo.hq