Aparecida Gama toma posse como Procuradora-Geral do Estado

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 27, a solenidade de posse da Desembargadora Aposentada Maria Aparecida Santos Gama da Silva, no cargo de Procuradora-Geral do Estado de Sergipe. O evento ocorreu no auditório da PGE/SE, localizado na praça Olímpio Campos, 14 – Centro. A solenidade muito concorrida, contou com a presença de diversos Procuradores do Estado, Desembargadores, Juízes, Secretários de Estado, servidores da Casa, familiares e amigos da empossada.

O governador do estado, Jackson Barreto de Lima empossou a nova Procuradora-Geral, oportunidade em que destacou a alegria de estar na PGE para essa posse. “Gostaria de agradecer ao Dr. Arthur Borba e aos demais Procuradores pelos relevantes serviços prestados ao nosso Estado. Dada a qualificação da Procuradora-Geral, ora empossada, o conhecimento que a sociedade tem do seu trabalho e história, trouxemos Dra. Aparecida Gama para integrar o quadro do Governo do Estado, colaborando e atuando junto aos Procuradores na defesa da Sociedade Sergipana. Estamos aqui para aprender o papel desta Casa no presente e no futuro do nosso Estado”.

Para a procuradora-geral do estado, recém-empossada, Maria Aparecida Santos Gama da Silva é uma honra assumir a PGE/SE: “Estou chegando na Casa agora para trabalhar, por que minha vida sempre foi trabalho, não foi a toa que nasci no dia 1º de maio; creio que aqui na Casa contarei com uma equipe muito boa, valorosa e competente”. Em seu discurso de posse ela agradeceu a todos e destacou as funções da Procuradoria: “A missão da PGE é preservar os interesses do Estado, assegurar a moralidade e a ética administrativas e isso está muito ligado às funções que já exerci no TJ/SE e no Tribunal Eleitoral, vamos continuar trabalhando nesse sentido”, concluiu.

Aparecida Gama

Natural de Ribeirópolis, a Desembargadora Maria Aparecida Gama da Silva é formada em Direito pela UFRJ e pós-graduada em Direito Processual Civil. Iniciou a vida profissional como advogada da DESO, onde atuou de 1969 até 1978. Como Juíza, passou pelas comarcas de Porto da Folha, Aquidabã, Japaratuba, São Cristóvão e Aracaju. Atuou como professora substituta da Cadeira de Direito Civil VII de 12/11/1985 a 06/01/1986 na Faculdade Integradas Tiradentes.

Juíza Eleitoral das 3ª, 11ª e 21ª Zonas Eleitorais de 1978 até 1988. Foi Juíza Substituta da 27ª Zona Eleitoral no biênio 1992-1993 e Titular entre 2002 e 2004. Foi ainda Juíza de Direito da 13ª Vara Cível da Comarca de Aracaju e Juíza Auxiliar da Presidência do TJSE durante a gestão do Desembargador José Antônio de Andrade Góes, no biênio 2001-2002, e do Desembargador Artêmio Barreto, em 2007.

A Desembargadora Aparecida foi nomeada pelo critério de merecimento no dia 19/12/2007. Tomou posse, em 2008, como Desembargadora do TJSE. Em 2009, foi Corregedora Geral da Justiça do TJSE no biênio 2009/2011 e Presidente do TRE/SE no biênio 2012-2014. Permaneceu no TJ/SE até o início do mês de maio, quando se aposentou, sendo substituída pela Desembargadora Elvira Maria Silva.

Fotos: Tatiane Diniz

Última atualização: 27/05/2015 13:36.