14/03/2016, 12:12

PGE e APESE promovem evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher


principalNa manhã da última sexta-feira, 11, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (APESE) realizaram a II Edição do Cine Mulher, um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher (comemorado em 08 de março), no auditório da Procuradoria. Na oportunidade foi exibido o longa-metragem: “SOS Mulheres ao Mar”, um filme nacional de comédia de grande sucesso nos cinemas.

Na chegada ao auditório, todas as mulheres foram agraciadas com brindes de perfumaria e um marca-texto contendo uma poesia intitulada: “08 de Março”, de autoria da procuradora, Eugênia Freire. Na abertura, a procuradora-geral do estado, Maria Aparecida Gama falou a importância da data para as mulheres e destacou a garra de muitas. “É importante homenagear essas mulheres que conseguiram lutar ou morreram para conseguir o que nós temos hoje, enfatizou”

O presidente da APESE, Mário Rômulo Marroquim parabenizou as procuradoras e servidoras e destacou as conquistas das mulheres. “De fato, estamos aqui para comemorar, relembrar a passagem do Dia da Mulher. Não existiram os homens, sem as mulheres, a verdade é essa. Não só como namorado e namorada, marido e mulher, mas também como filho e mãe. A gente espera que as mulheres continuem essa conquista de espaço, já houve tempo em que a mulher não votava, já houve tempo em que a mulher não podia se desquitar, divorciar do marido, já houve tempo em que o marido era o provedor, e hoje, todas as peças mostram que existem milhares de mulheres no país que são as provedoras da casa, e de fato vocês tem uma jornada diferenciada, além de trabalharem, além de cuidar dos seus filhos, cuidam da gente também. Então agradecendo a vocês, parabenizando por esse Dia e desejando cada vez mais que vocês continuem a suportar os homens”, registrou.

Logo depois, a subprocuradora-geral, Carla Costa Menezes recitou a poesia da colega Eugênia Freire, em homenagem às mulheres e emocionou-se comentando sobre a beleza dos versos escritos. 

Ao final do evento, após a exibição do filme, as mulheres presentes participaram de um sorteio de brindes ofertados pela APESE. 

 

Veja a poesia: “08 de Março” abaixo:

08 de março!

Eugênia Freire – Geninha Freire

08 de março

Não disfarço

Conscientização

Lápis na mão…

Celebração

Reflexão

Lembrar mulheres queimadas

Assassinadas, violentadas.

Contra a mulher

Que sabe o que quer

Violência assusta

Hoje é dia de luta!

Ser mulher está

No meu DNA

Ciclos, humores

Alegrias, dissabores…

Tudo é dual

Tão desigual

Fenomenal

Abissal…

Sinto em mim todas as dores

Todos os amores

Todos os silêncios e lutas

Todas as batalhas e escutas

Sinto em mim todos os segredos

Todos os ‘mal-feitos’ bem feitos

Todos os medos

Todos os brinquedos

Sinto em mim arder

No mais profundo ser

O fogo das operárias

Libertárias!

Sinto em mim a dor

Sem extintor

De todas as violências

De todas as ardências.

Sinto em mim todas as conquistas

Avançadas, socialistas

Igualitárias

Feministas.

E nessa dialética de sentir

Sinto-me ficar e prosseguir

Jamais desistir

Apenas sorrir…