22/03/2018, 01:40

Procuradora participa de Audiência Pública sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down


48500E3E-8413-487A-A7E6-C064B18347BA

Comemorado desde 2006, o dia 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down, está sendo celebrado em Aracaju, pela Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down – CIDOWN por meio de atividades alusivas que vão de audiências públicas a oficinas de fotografia, até o dia 25. A Campanha deste ano realizada em diversos países traz o lema: “Eu contribuo com a minha comunidade – Enriquecendo a diversidade humana”.

A Audiência Pública ocorrida nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe – ALESE teve como temáticas, diversas questões envolvendo a “Família como coadjuvante no protagonismo do filho com Síndrome de Down”, sendo abordadas por profissionais jurídicos, da saúde e educação. Uma das palestrantes foi a procuradora do estado, Rita de Cássia Matheus, que integra a CIDOWN na função de Diretora de atualização científica.

Rita Matheus é mãe de Laura, criança com Síndrome de Down, que tem pouco mais de 2 anos de idade. “Sinto-me imensamente honrada em ter participado da audiência, na medida em que pude transmitir informações e falar da minha vivência, porque acredito que assim temos mais chance de diminuir o preconceito”, afirmou a Procuradora.

De acordo com Dra. Rita, o caminho é sempre buscar conhecimento, acreditar no desenvolvimento dessas pessoas e ser proativos. Tratam-se de cidadãos com direitos e deveres, que precisam ser reconhecidos e que precisam de estímulos para seguirem seu caminho, como qualquer pessoa. A busca por uma sociedade inclusiva, que respeite as diferenças e que enxergue que o cidadão com Síndrome de Down pode contribuir para a sua comunidade, são alguns dos desdobramentos que envolvem nossa causa”, comentou.

“Considerados como fortes estímulos, o respeito e o amor para com os indivíduos que nascem com à alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais, são essenciais no processo de evolução. Em razão da falta de informação, surgem estigmas, rótulos e o tão temido preconceito”, ressaltou Dra. Rita.

Sobre o dia

Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”. A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down (que bem podia chamar-se John Up, para colaborador, e apesar de ainda estarmos em situação muito distante da ideal, nesse intervalo de 153 anos muitos foram os avanços no âmbito da ciência e da sociedade, de forma especial nas últimas três décadas. Basta observar com os casos da síndrome aparentemente “aumentaram”. Mas não. É que antigamente as crianças ou adultos com a síndrome pouco saíam de casa.

Programação

*21 de Março*

14:30 – Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe
18:30 – Palestra com Psicólogo Comportamental, Dr. Thiago Cavalcante no auditório da Clínica Homo situada à Rua Campo do Brito, São José.

*22 de Março*

19h – Abertura do curso e oficina de fotografia realizado pelo instituto Iluminar em parceria com a Galeria do Click (SP) e apoio da Unit, CIDOWN e Projeto Aracaju acessível.
Local: Auditório da Unit (Farolândia)

*23 de Março *

14 às 18h – Execução do curso e oficina no Complexo de Comunicação sócia da UNIT .

Público-alvo: Profissionais e pessoas que se interessam por fotografia.
Apresentação de projeto aos profissionais interessados em dar continuidade ao curso de fotografia ministrado pela galeria click em Sergipe.
Duração: 4 horas

*24 de março*
Oficina de Fotografia

Complexo de Comunicação da Unit, sala 4, de 08 ás 12 h.

Público-alvo: Adolescente a partir 14 anos com deficiência intelectual

*25 de Março*

Evento em parceria com a Prefeitura de Aracaju, Secretaria Estadual de Saúde, Ipes Saúde e SESC.

Local: Parque da Sementeira a partir das 08h