07/04/2021, 11:57

Reunião entre CJRP, ASPLAN E CODIN planejam implementação de base de dados para busca de pareceres, decisões e notícias jurídicas


Nessa terça-feira, 07, aconteceu na sede da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE) uma reunião entre o chefe da Coordenadoria Judicial de Recuperação Patrimonial Fiscal (CJRP), Mário Marroquim, a responsável pelo Assessoria de Planejamento, Isadora Bastos e do Diretor da Coordenadoria dos Assuntos de Informática, Alexandre Dielle, para discutir a criação de solução de software a fim de realizar a captura de maneira automática de Jurisprudência, Notícias e Acórdãos para o Acervo de modo a subsidiar as petições e teses feitas e defendidas pela Procuradoria Geral do Estado de Sergipe.

Durante a reunião o Procurador, Mário Marroquim acompanhado da equipe, discutiram como seria viabilizada a dinâmica de criação do sistema automatizado capaz de captar, identificar, arquivar e catalogar em base de dados específica da PGE/SE, notícias jurídicas, decisões judiciais, peças processuais e atos normativos de interesse para as atividades dos Procuradores do Estado.

De acordo com Mário Marroquim o objetivo é disponibilizar aos Procuradores e servidores da PGE um extenso banco de dados permanentemente atualizado. “É extremamente importante que tenhamos um acesso facilitado, porque isso fará com que seja reduzido o tempo de busca/pesquisa de informações de relevância, proporcionando, assim, a otimização do tempo de atividade dos Procuradores e servidores”, explicou.

Já o Diretor da Coordenadoria dos Assuntos de Informática, Alexandre Dielle, explicou que a sugestão de automatização será um grande passo dado pela Procuradoria para otimizar a atividade fim do órgão. “Sugestões como essas trazidas pelos que vivenciam as atividades jurídicas diárias são extremamente válidas para modernização, padronização e celeridade dos serviços prestados pela PGE. Além disso temos uma equipe de tecnologia e informática empenhada em produzir e criar ferramentas como essa sugerida”, ponderou.

Na reunião também esteve presente o Analista de Sistemas, Gabriel Rezende, que compõe a equipe da informática PGE.