PGE/SE homenageia autoridades em solenidade de entrega da Ordem do Mérito da Advocacia Pública

A Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe, através do Conselho Superior da Advocacia Pública do Estado de Sergipe realizou, na manhã desta segunda-feira, 1º, a Sessão Solene de entrega da Ordem do Mérito da Advocacia Pública à diversas autoridades do Estado de Sergipe, no Palácio Olímpio Campos.

Na mesa de abertura estavam presentes, o presidente do Conselho, o procurador-geral do estado, Márcio Leite de Rezende, o governador do estado, Jackson Barreto de Lima, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas, a presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, deputada Maria Angélica Guimarães Marinho, a subprocuradora-geral do estado, Conceição Maria Gomes Ehl Barbosa, a corregedora-geral da Advocacia-Geral do Estado, Carla de Oliveira Costa Menezes e os procuradores conselheiros, Mário Rômulo de Melo Marroquim e Vinícius Thiago Soares de Oliveira.

A solenidade foi aberta pelo procurador-geral do estado, Márcio Leite de Rezende que, em sua fala destacou as ações da PGE e a importância dos homenageados para as atividades desenvolvidas pelo órgão. “Assumi o desafio de identificar personalidades e atores que em alguma medida ou perspectiva no exercício do seu labor, contribuíram para o engrandecimento da Advocacia Pública do nosso Estado. “O esforço foi de fôlego ainda que prazeroso, tivemos e ainda temos muitos benfeitores, hoje iniciamos esse resgate”, destacou.

Ele lembrou que a homenagem aconteceu graças a sensibilidade do governador Jackson Barreto. “O governador Jackson Barreto homem sensível às necessidades de sua Procuradoria nos deu instrumentos que viabiliza esse propósito. Enviou ao parlamento e sancionou a Lei Complementar 233 em novembro de 2013 e acresceu a Lei Orgânica da Advocacia Pública o artigo 99 A, que instituiu a Comenda da Ordem do Mérito da Advocacia Pública do Estado, o símbolo se completa com o local escolhido para esta solenidade inédita, o Palácio Olímpio Campos, palco de decisões e escolhas que definiram o destino de Sergipe”, ressaltou.

O governador do estado, Jackson Barreto de Lima disse estar se sentindo honrado com a homenagem. “Estou grato pela homenagem que recebi do Conselho Superior da Advocacia Pública e quero aproveitar para agradecer ao procurador-geral de Sergipe Márcio Leite Rezende e a todos os procuradores pela grande contribuição que eles tem oferecido ao Estado”. 

Ele também enalteceu o trabalho do procurador-geral: “Dr. Márcio Leite Rezende faz um belo trabalho à frente da Procuradoria e do Conselho ao lado dos seus colegas, mas acima de tudo fez questão de homenagear a todos aqueles que contribuíram para o bom desempenho da sua gestão. Quero aproveitar para dizer a Dr. Márcio que o Estado agradece e reconhece o seu trabalho e de todos os seus colegas”.

A presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Angélica Guimarães, falou sobre a homenagem recebida: “Estou muito feliz e honrada por receber a comenda maior da PGE, agradeço ao Procurador-Geral do Estado, Márcio Leite de Rezende, sempre teremos essa relação entre a ALESE e a PGE e quero parabenizar a todos que fazem a PGE, pois sem eles os processos do Estado e da ALESE parariam, são figuras importantes na questão da execução orçamentária do Estado”.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento esse foi um momento de felicidade e orgulho. “Recebo com muita  satisfação e com muito orgulho. Mas se por um lado fico orgulhoso e satisfeito pelo recebimento da comenda, por outro lado ampliam-se ainda muito mais o compromisso e a responsabilidade de bem atender os anseios e as necessidades da advocacia pública.”, disse. “Notadamente, a Procuradoria do Estado de Sergipe, cujos membros muito dignificam a advocacia sergipana, e inclusive participando ativamente de todo o corpo dirigente da Ordem, a exemplo do nosso querido conselheiro federal Evânio Moura e nosso querido conselheiro e membro da Comissão da Advocacia Pública Nacional do Conselho Federal, Pedro Durão. A exemplo também de Vinicius Thiago, Agripino e diversos outros integrantes da Procuradoria do Estado que integram todo o conglomerado da Ordem dos Advogados.“, completa Carlos Augusto. 

Falando da PGE, uma das homenageadas, a Corregedora-Geral da Advocacia-Geral do Estado, Carla de Oliveira Costa Menezes declarou: “Penso que essa comenda não é dirigida somente a minha pessoa, mas sim a todos que formaram a PGE, que participaram e tiveram contribuição direta no que produzimos. Toda a gestão da Casa, está sendo homenageada, sou apenas intermediária no recebimento desse prêmio que representa o esforço da gestão consolidado no relatório que foi entregue junto com a Comenda”, concluiu.

HOMENAGEADOS

Foram homenageados, ordenados no Grau Comendador: o governador do estado, Jackson Barreto de Lima, a corregedora-geral da advocacia-geral do estado, Carla de Oliveira Costa Menezes, o procurador-chefe da Procuradoria Especial do Contencioso Fiscal, Carlos Antônio de Araújo Monteiro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Cláudio Dinart Déda Chagas, o procurador do estado aposentado, Edgard D’Ávila Melo Silveira, o prefeito do município de Aracaju, João Alves Filho, representado pela irmã, Marlene Alves Calumby, o desembargador aposentado, Manoel Pascoal Nabuco D’Ávila, o governador do estado falecido, Marcelo Déda Chagas (in memoriam), representado pela viúva, a secretária de estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, a presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, deputada Maria Angélica Guimarães Marinho, a procuradora de justiça, Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe, procurador Pedro Durão, representado pelo procurador Mário Rômulo de Melo Marroquim, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Reinaldo Moura e o desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, representado pelo desembargador Luiz Mendonça.

Além desses, foram homenageados ordenados no Grau Oficial: o ex-secretário de estado de Administração, Jorge Alberto Teles Prado, o presidente da SEGRASE, Jorge Carvalho do Nascimento, o ex-presidente da SEGRASE, Luiz Eduardo Oliva, o historiador, Imortal da Academia Sergipana de Letras, Luiz Fernando Ribeiro Sotelo, o ex-presidente do Banco do Estado de Sergipe – BANESE e secretário de estado do Desenvolvimento e da Tecnologia, Saumínio da Silva Nascimento e a ex-presidente do BANESE, Vera Lúcia de Oliveira.

 

Última atualização: 02/12/2014 08:29.